Na passagem de fevereiro para março, o carioca ganha quatro dias de descanso com o feriado de Carnaval. Em tempos de pandemia, surge a dúvida: como se divertir evitando riscos de contaminação pela covid-19? Além dessa conjuntura, os velhos cuidados com a saúde não podem ser negligenciados: evitar excesso de bebidas alcóolicas, de alimentos gordurosos e manter uma boa hidratação.

Por causa da covid-19, viajar ainda não é a melhor opção. Mas, se essa é a sua programação, tome todas as medidas para evitar a doença. Use máscara, evite aglomerações e lave as mãos constantemente. No deslocamento, o veículo particular oferece menos risco. E, claro, os ocupantes devem estar testados. Não esqueça de colocar na mala a carteira de vacinação. Na hospedagem, conte com suas próprias roupas de cama, mesa e banho.

As refeições em família são mais seguras, mas quando realizadas em casa. Porque os restaurantes são ambientes fechados, assim como cinema, teatro, casas de shows, que acabam promovendo aglomerações. Em bailes de carnaval e blocos, o cuidado deve ser redobrado.

  • Pandemia à parte, vamos relembrar aquelas antigas recomendações para curtir o feriadão preservando a saúde.
  • Hidrate-se – consumindo de dois a três litros de água por dia.
  • Moderação – com as bebidas alcoólicas.
  • Alimente-se – priorizando as frutas, legumes e vegetais verdes, como couve, brócolis, rúcula e agrião, que ajudam a desintoxicar o organismo e no funcionamento do fígado.
  • Cuidado – com os frutos do mar, assim como com alimentos vendidos em locais duvidosos, pois o calor acelera do processo de deterioração de certos produtos.
  • Evite – alimentos gordurosos e as frituras, pois demoram serem digeridos.
  • Cuide-se – usando protetor solar o tempo todo, mesmo quando o sol não estiver forte.