A humanização no campo da saúde tem base mais ampla hoje em dia, não se limita ao aprimoramento da relação usuário/instituição, mas contempla as conexões interpessoais entre trabalhadores, considerando-os importantes atores na prestação do serviço de qualidade e seguro ao paciente. É nessa rede que a comunicação desempenha o seu papel mais relevante, como ferramenta essencial e eficaz para o convívio social, ajudando a implementar, inclusive, o plano estratégico da instituição.

As rotinas das unidades de saúde são extremamente complexas, abarcando uma gama enorme de setores e profissionais de diversas especialidades. Através da comunicação, é criado um canal uniforme de diálogos que facilita a organização organizacional, o que resulta em menores chances de erros e, consequentemente, segurança para o paciente.

No ambiente hospitalar a complexidade operacional torna-se mais intensa. Estas instituições são extremamente diversificadas no que diz respeito às rotinas, ao perfil de paciente, aos procedimentos e processos administrativos. Um desvio no fluxo da assistência pode ocasionar consequências graves. A conectividade das equipes e dos setores através da comunicação eficiente é o caminho mais seguro para o atendimento de qualidade nessas instituições. Não podemos perder de vista que, no processo de comunicação, o investimento em tecnologia é medida fundamental e representa o futuro da assistência.